Você sabia que a otimização de URL é um dos elementos mais importantes para um bom ranqueamento no Google?
Construir uma URL funcional e amigável é a peça chave para o sucesso de todo e qualquer website, de um simples blog à complexas e estruturadas lojas virtuais. Confira agora uma série de dicas para otimizar sua URL:
1. Use URLs pequenas
URLs menores tendem a ser melhor ranqueadas na primeira página do Google.
✖ https://site.com/essa-e-uma-url-muito-longa/e-ineficaz-como-se-pode-ver
✔ https://site.com/minha-keyword
2. Utilize 1 ou 2 keywords por URL
Incluir keywords em sua URL é uma boa prática de otimização de URL e também pode ajudá-lo a impulsionar sua classificação. No entanto, é importante limitar sua URL para uma ou duas de suas target keywords.
✖ https://site.com/minha-keyword-somada-a-outra-keyword-e-mais-outra
✔ https://site.com/minha-keyword
3. Use URLs legíveis
Endereços legíveis por humanos melhoram a experiência do usuário o que influencia diretamente num ranking mais alto.
✖ https://site.com/7458972/a=hft768/dkl993
✔ https://site.com/minha-keyword
4. Prefira o HTTPS ao HTTP
O Google já confirmou que utiliza o HTTPS – o HTTP seguro – como um sinal positivo no rankeamento. Então, não deixe de aplicar na sua otimização de URL.
✖ http://www.site.com
✔ https://www.site.com
5. Prefira subdiretórios a subdomínios
Subdomínios podem dividir autoridade e, portanto, o Google pode considera-los websites separados. Subdiretórios são sempre uma melhor opção.
✖ blog.exemplo.com
✔ exemplo.com/blog
6. .COM é geralmente a melhor opção de domínio
Enquanto sua TDL (Top Level Domain) não tem influência direta nos rankings, o .com transmite mais confiança e autoridade. Adicionar domínio por geolocalização também auxilia no rankeamento regional (em nosso caso, .br).
✖ exemplo.biz
✔ exemplo.com.br
7. Use 1 ou 2 diretórios por URL
A inclusão de mais de dois diretórios torna difícil para o Google descobrir o tópico da sua página.
✖ https://www.exemplo.com/pasta1/pasta2/pasta/subpasta1/page-url
✔ https://www.exemplo.com/pasta1/page-url
8. Use nomes descritivos nos diretórios
Isso ajuda o Google (e os usuários) a entenderem o tópico da sua página.
✖ https://www.exemplo.com/5ht89?/page-url
✔ https://www.exemplo.com/seo/page-url
9. Evite URLs dinâmicas
URLs dinâmicas são difíceis para a compreensão dos usuários.
✖ www.site.com/?k=89e860
✔ www.site.com/keyword-topico