Qual é a melhor estratégia de Marketing Digital para sua empresa?

Qual é a melhor estratégia de Marketing Digital para sua empresa?

Neste artigo vamos apresentar algumas alternativas que você deve considerar para planejar a melhor estratégia de Marketing Digital para sua empresa, conquistar os melhores resultados e obter o maior retorno possível sobre seu investimento em Marketing Digital.

Todos nós buscamos o sucesso em tudo aquilo que fazemos. Com certeza, a sensação de alcançar nossos objetivos é o que nos motiva a levantar todos os dias de cabeça erguida. Quando falamos do mundo empresarial isso se torna ainda mais forte, nenhum empreendedor iniciou seus negócios com o intuito de falhar, muito pelo contrário, geralmente o que motiva as pessoas que decidem mudar suas vidas, largar tudo para empreender em um negócio, não é só o dinheiro, mas sim a sensação de sucesso, mudar a vida das outras pessoas e alcançar todos os seus objetivos pessoais e profissionais.

Mas como encurtar o caminho para o sucesso?

“Tenho um bom produto, uma excelente cultura na minha empresa, bons profissionais e já invisto em marketing, como alavancar ainda mais as minhas vendas?“.

A primeira pergunta que precisamos fazer é:

Minha concepção sobre “excelente” em cada um dos fatores relevantes para o sucesso está correta?

A seguir, ajudaremos você a avaliar se está navegando para o lado correto com o Marketing Digital. E, para isso, vamos mostrar as ferramentas mais utilizadas e quando você deve utilizar cada uma delas para que você possa construir a melhor estratégia de Marketing Digital para sua empresa.

E então, qual é a melhor estratégia de Marketing Digital?

A melhor estratégia de Marketing Digital é aquela que ataca diretamente o problema que a empresa se encontra no cenário atual. Cada objetivo exige o planejamento de caminhos diferentes e a utilização de ferramentas diferentes para se obter sucesso.

Abaixo, apresentamos as estratégias e ferramentas mais importantes e que você deve avaliar na hora de montar seu plano de Marketing Digital:

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Trata-se de uma importante ferramenta, quando falamos de escolher a melhor estratégia de Marketing Digital.

Anunciando no Google Ads, você poderá impactar seu público de diversas formas, entre elas estão: as pesquisas por palavras-chave no mecanismo de busca, a rede display do Google, o remarketing, vídeos no YouTube, entre outras soluções disponíveis.

O Google Ads possui uma incrível característica, geralmente, os leads gerados por ele já estão no momento da compra, ou seja, provavelmente estão procurando por um produto ou serviço específico. Por isso, o Google Ads é muito utilizado em estratégias que visam o aumento do faturamento em curto prazo.

Além disso, por meio de uma campanha de remarketing na rede de display, você conseguirá impactar o lead diversas vezes, pois além do primeiro contato que é realizado quando ele preenche um formulário no seu site ou landing page, seus anúncios irão seguir esse lead por um período determinado em sites parceiros do Google e grandes portais de notícias, fazendo com que esse lead se lembre da sua marca por um bom tempo.

A desvantagem dessa estratégia também é muito clara, a partir do momento que você não pagar mais, seus anúncios não serão mais veiculados e você não terá mais leads provenientes desse canal.

Por esse motivo, nenhuma estratégia de Marketing Digital deve se apoiar em apenas uma ferramenta, a mais completa e melhor estratégia de Marketing Digital deve abranger tanto o curto prazo, com o Google Ads, por exemplo, quanto o médio e longo prazo, trabalhando esses leads gerados pela busca paga com conteúdo, e-mails marketing e até mesmo acompanhamento comercial.

Anúncios nas Redes Sociais

Os anúncios pagos nas redes sociais (links patrocinados) são excelentes ferramentas que geram ótimos resultados, desde que utilizados de forma correta.

Esses anúncios geralmente permitem uma qualificação muito mais aprofundada do que o próprio Google Ads, pois utiliza os dados disponibilizados pelo próprio usuário para entregar os anúncios, dessa forma é possível que você seja visto por pessoas segmentadas por sexo, estado civil, cargo, que curte determinas páginas, aumentando bastante a qualificação dos seus contatos.

Por outro lado, essas pessoas serão impactadas em um momento em que, talvez não estejam prontas para comprar, pois elas irão ver seus anúncios enquanto navegam pelas redes sociais, mas claro que isso não é uma regra.

Tais fatores não são suficientes para determinar quais anúncios são melhores ou piores. Na grande maioria das vezes, são ferramentas complementares que geram excelentes resultados para a empresa anunciante.

E-mail Marketing

Ao contrário do que muita gente pensa, o bom e velho e-mail marketing não foi esquecido. Sem dúvidas essa ferramenta deve ser considerada quando falamos sobre escolher a melhor estratégia de Marketing Digital.

Acontece que, com a tecnologia, as pessoas passaram a receber uma infinidade de informações em suas caixas de entrada, fazendo com que os e-mails marketing se percam no meio de tantos outros.

Mas isso não quer dizer que devemos esquecê-los, muito pelo contrário, diante disso é importante darmos muito mais atenção para a ferramenta, desenvolvendo estratégias que atraiam muito mais a atenção do público.

Mas como podemos fazer isso?

Uma boa estratégia é falar de forma mais pessoal e próxima do cliente, analisar o que ele REALMENTE se interessa e não encher sua caixa de entrada de propagandas e spams. Sendo assim, planejar o assunto que será utilizado e a mensagem que será entregue no e-mail dirá se suas taxas de abertura e conversão de suas campanhas de e-mail marketing serão boas, péssima ou excelentes.

Gestão de Redes Sociais

Fizemos questão de separar a gestão de redes sociais dos links patrocinados nas redes sociais, mas existe uma boa razão para isso, são duas ferramentas que utilizam o mesmo canal mas devem ser trabalhadas de formas diferentes.

Quando tratamos de gestão de redes sociais, nos referimos diretamente às publicações nos perfis sociais da empresa e não mais nos anúncios veiculados para atrair novas pessoas que ainda não tiveram nenhum contato com a marca.

Como já citamos, atualmente a quantidade de informações que as pessoas recebem é muito maior do que se é possível absorver, por isso as pessoas tendem dar atenção só para aquilo que lhes agrada, ou você consegue ler tudo o que aparece na sua timeline do Facebook? Com certeza não.

Esse é um canal muito próximo do seu cliente, nas redes sociais você pode ser autêntico e se comunicar diretamente com o seu público, sendo assim, tenha o cuidado de falar o que ele quer ouvir e não só ficar empurrando produtos ou serviços.

Trace uma boa estratégia de conteúdo, desenvolva material que o agrade. O que faz com que um artigo seja muito mais “curtido” ou “compartilhado” nas redes sociais do que outros? É a identidade!

Se o seu público se identifica com suas postagens, ele irá fazer questão de mostrar suas publicações para todos aqueles que os seguem nas redes sociais. Então lembre-se, não publique o que você tem vontade, publique o que o seu cliente quer ver, ler, assistir ou ouvir.

Inbound Marketing / Marketing de Conteúdo

Quando falamos de blog com algumas pessoas, muitos ainda não entendem como funciona essa estratégia e ainda possuem a imagem de que blogs são para pessoas e não para empresas.

O blog nada mais é do que um canal onde qualquer pessoa ou empresa pode transmitir informações, conhecimento, conteúdo ou qualquer outra coisa que queira.

Quando criamos um blog, a ideia é que tenhamos um ponto de contato com todas as pessoas que se interessem pelos assuntos que iremos transmitir, ou seja, estamos nos comunicando com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, que se interesse pelos mesmos assuntos que nós. É natural que nos identifiquemos com pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos que nós.

Quando partimos para uma estratégia de conteúdo, mais especificamente de Inbound Marketing, identificamos qual é o perfil das pessoas que compram nossos produtos ou contratam nossos serviços. Quais são seus interesses comuns? Quais suas dores e desafios diários? Quais são os problemas que eles enfrentam constantemente?

Com as respostas dessas perguntas, produzimos conteúdo relevante que realmente irão ajudar a solucionar os problemas dessas pessoas. Dessa forma elas serão naturalmente atraídas para que conheçam nossas soluções.

O resultado de uma boa estratégia de conteúdo é que você terá muitas pessoas com interesses parecidos, que procuram pelo que você oferece, seja um curso, um produto, serviço ou qualquer outra coisa.

Além disso, o conteúdo permite que você faça algo que as demais estratégias não permitem, educar o seu consumidor.

Sabe aquele diferencial que só sua empresa possui, mas que é muito difícil de deixar claro em uma proposta ou um contato comercial? Com o conteúdo, você mostra para todos os usuários como esse diferencial resolveria completamente os problemas deles.

O conteúdo possui uma característica muito peculiar, depois de produzido, ele se torna parte do seu “ativo de marketing”, ou seja, independentemente de qualquer investimento que você faça, enquanto ele estiver publicado, ele continuará lhe gerando resultados. Se você está buscando a melhor estratégia de Marketing Digital para sua empresa, não pode deixar o Inbound Marketing fora do plano.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO, ou Search Engine Optimization, são técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de determinadas páginas no ranking do Google. O que isso quer dizer?

Em termos simples, o Google funciona da seguinte maneira: Quando o usuário faz uma pesquisa, o Google irá “vasculhar” toda a internet para buscar o conteúdo mais relevante para aquela pesquisa.

O trabalho de SEO visa “facilitar” essa busca, tornando mais evidente os pontos de relevância da página, fazendo com que as ferramentas de busca a encontrem com maior facilidade, aumentando muito o fluxo de pessoas que acessam o site.

Diferente da gestão de links patrocinados, onde o anunciante paga para que seus anúncios sejam vistos por determinadas pessoas, o SEO visa alcançar as primeiras posições do Google de forma orgânica, ou seja, “natural” e sem pagar nada para o Google.

A grande vantagem na utilização dessa estratégia é que, com o passar do tempo, as páginas do site serão cada vez mais visitadas, mesmo que sem investimentos contínuos.

Existem diversos fatores que influenciam o posicionamento no ranking do Google, sendo assim, a grande desvantagem é que não é possível garantir o tempo exato que será demandado para que a página escolhida esteja bem posicionada no ranking. De qualquer forma, sempre que há a postagem de um conteúdo na web, é importante que se avalie a relevância do conteúdo para buscar as melhores colocações nas pesquisas dos usuários.

O Marketing Digital é um oceano de possibilidades. Se utilizado de forma correta e consciente, lhe aproximará cada vez mais dos seus objetivos.

O resultado está totalmente ligado à estratégia adotada e ao planejamento que foi feito antes que qualquer ação tivesse sido tomada. Sendo assim não deixe de ler o artigo que fizemos relacionado a plano de Marketing Digital e o vídeo com 5 dicas para montar um plano de Marketing Digital eficiente.

Aplicando essas dicas e analisando com cuidado a melhor forma de utilizar cada uma das ferramentas, temos certeza que você conseguirá criar a melhor estratégia de Marketing Digital para sua empresa e seus resultados serão muito altos.