O Inbound Sales e a revolução da sua equipe de vendas

Estamos cansados de dizer (e ouvir) que o trabalho em equipe é essencial para obter bons resultados e sucesso no trabalho. Mas, ainda é preciso continuar propagando essa máxima, pois ela é muito verdadeira, principalmente quando o assunto é Marketing Digital, mais especificamente, o Inbound Marketing.

Temos abordado esse assunto com bastante frequência, pelo fato de ser o futuro da comunicação com o público. Porém, sempre focamos na forma em que a equipe de marketing deve trabalhar. Como o planejamento deve ser feito, como o lead deve ser nutrido até chegar ao nível de interesse em comprar.

Aprender o que é Inbound Sales é tão importante quanto fazer você e sua empresa entenderem os principais fundamentos do Inbound Marketing. Afinal, um não faz sentido sem o outro. Podemos dizer que o Inbound Sales é como a estratégia traçada para equipe de marketing. A diferença está nas pequenas adequações e foco no resultado final, ou seja, vendas.

O marketing trabalha para atrair leads, nutri-los e criar um relacionamento com eles, por meio dos conteúdos. Já a equipe de vendas identifica sua necessidade e oferece a solução ideal. Essa união de esforços é importantíssima para o primeiro contato direto com o possível cliente. Assim, o vendedor saberá qual a melhor forma de abordá-lo.

Contato com o Lead

A primeira ligação para esse lead deve demonstrar que a empresa já reconhece o seu problema e sabe quais assuntos ele mais se interessa. Isso transmite confiança.

Vale ressaltar que o contato da equipe de vendas com o lead não tem como objetivo “empurrar” os produtos da sua empresa imediatamente. Ele é um meio para gerar aproximação e oferecer conteúdos mais aprofundados sobre o assunto. Além de tirar dúvidas e sentir as intenções do possível cliente.

Esse primeiro contato pode vir a ser uma venda, sim, mesmo não sendo este o objetivo principal. Mas, se isso não acontecer de imediato, seus vendedores poderão manter contato com esse lead, até a conversão da venda. O importante é conduzir essa relação com o cliente de forma natural. Não demonstrar que o único objetivo é vender. O lead perceberá que sua empresa se preocupa com ele e deseja ajudá-lo da melhor forma possível. Com isso, ele estará muito mais propenso a adquirir seus produtos e serviços.

A principal lição que temos quando começamos a entender o Inbound Marketing e Inbound Sales é que o cliente precisa ser tratado como pessoa, não mais como um número. Os hábitos dos consumidores mudaram, são eles que decidem como, quando e o que vão comprar, tirando suas próprias conclusões sozinhos. Isso significa que é o cliente que manda no mercado. Logo, é preciso se adaptar a esse novo meio e oferecer a leads, clientes e prospects o que eles realmente levam em conta antes da decisão de compra.