A cada ano que passa, a tecnologia relacionada à internet está mais desenvolvida. Por esse motivo, utilizar ferramentas digitais se tornou uma necessidade em diversas áreas da vida. Se na vida pessoal não estar conectado às Redes Sociais pode implicar em isolamento, quando isso ocorre com empresas o prejuízo pode ser ainda maior.
Além das Redes Sociais, existem outras diversas ferramentas virtuais que facilitam a abordagem de empresas na atualidade. O Marketing Digital se tornou uma das áreas de divulgação mais importantes e pode ganhar pontos pela quantidade de plataformas gratuitas e de amplo alcance de público.
Agora, se você está pensando que um planejamento e ações de Marketing Digital devem se restringir apenas a grandes empresas, você está muito enganado. A divulgação via internet é um diferencial para pequenas empresas justamente por oferecer um baixo custo e alcance semelhante ao da publicidade paga. Por esse motivo, pequenas empresas têm investido cada vez mais nas estratégias de Marketing Digital com o objetivo de expandir os seus públicos.
Utilizar ferramentas gratuitas de Marketing Digital pode ser o primeiro passo para investir em um planejamento mais especializado. Conheça agora algumas das estratégias de Marketing Digital gratuitas que você pode aplicar na sua empresa agora mesmo, são elas:
Google Analytics: Estratégia de Marketing Digital Gratuita para Análise
Entre as diversas ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google, o Analytics é uma plataforma de marketing utilizada em grandes e pequenas empresas. A ferramenta se destaca pela sua praticidade e precisão, oferecendo resultados adequados para a análise de desempenho de páginas na internet.
O Google Analytics funciona da seguinte forma: Por meio do cadastro do site, o proprietário da página pode observar o desempenho do site através de métricas como o número de cliques, visitas, compras realizadas ou pessoas interessadas no conteúdo do seu site. Os dados do Google Analytics são bastante detalhados, por isso, analisar se campanhas em Redes Sociais estão sendo efetivas para o site é uma das ações possíveis ao utilizar a ferramenta.
Apesar de ser gratuita, a plataforma Google Analytics é utilizada até mesmo em grandes corporações devido a qualidade do método empregado. Por isso, utilizar a ferramenta pode colocar a sua empresa em um patamar de análise de dados comparativo a de grandes empresas renomadas no mundo inteiro.
Traffic Travis: Estratégia de Marketing Digital Gratuita para SEO
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o rankeamento de sites em ferramentas de busca. Em outras palavras, são estratégias utilizadas para aparecer entre os primeiros resultados de busca em sites como o Google, Bing, entre outros. As ações de SEO nem sempre são de fácil compreensão para pessoas leigas no assunto. No entanto, pelo menos para começar a aplicar as estratégias, não é necessário gastar dinheiro com isso.
O Traffic Travis é uma ferramenta gratuita que oferece consultoria sobre ações de SEO. Por meio da plataforma, você pode acessar seu site e descobrir como otimizar o posicionamento dele nas buscas realizadas pelos usuários. Entre as vantagens de utilizar a plataforma estão as soluções, que costumam ser gratuitas e de fácil aplicação no site. O Traffic Travis também é uma ferramenta gratuita de Marketing Digital que se destaca até mesmo em relação às ferramentas pagas, devido a qualidade do serviço.
Google Trends: Estratégia de Marketing Digital Gratuita para Palavras-chave
As palavras-chave são a forma mais fácil e direta que uma pessoa pode encontrar um site na internet. Caso você digite “bolsas” em um buscador, diversos sites relacionados ao tema surgirão. Assim, as palavras-chave direcionam o internauta a milhares de resultados. No entanto, em meio a tantos sites com a mesma temática, saber como se destacar nessas buscas é um grande avanço para aumentar o número de visitas.
A ferramenta Google Trends é direcionada justamente a análise de palavras-chave buscadas pelos usuários. Por meio da plataforma, é possível descobrir quais são os termos mais buscados e, desta forma, investir em conteúdos que tragam esses termos para melhorar o desempenho do site na web. Para campanhas publicitárias de divulgação gratuita, o Google Trends também pode se mostrar interessante por indicar um emprego de palavras-chave adequado.
Além de mostrar um parâmetro geral do uso das palavras-chave no Google, também é possível analisar sua utilização de acordo com as regiões do país. Assim, direcionar um conteúdo para a região alvo de sua empresa se torna muito mais fácil. O Google Trends é uma ferramenta conhecida em todo o mundo e pode prover dados importantes para a utilização com o auxílio de outras ferramentas, como o já citado Traffic Travis.
Além das ferramentas de análise, plataformas de divulgação gratuitas também estão à disposição para o marketing nas pequenas empresas. Além do site que hospeda o conteúdo principal, como loja on-line ou portfólio de divulgação, estar presente no maior número de Redes Sociais possível é bastante importante para uma empresa. No entanto, não basta fazer o cadastro: É preciso atualizá-las de forma frequente para conquistar seguidores e, assim, mais clientes. Caso o tempo não permita uma atualização constante de todas as Redes Sociais, priorize as contas do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.