CRO: O que é a otimização da taxa de conversão?

Por muitas vezes visto, de forma errônea, como simples sinônimo de “propaganda”, o marketing, como ciência, é, pelo contrário, uma forma muito mais complexa de conduzir processos para resultados com produtos ou serviços nas empresas.

Disso todo gerente de marketing ou pessoa que já trabalha na área muito provavelmente sabe.

E, como tal, é necessário que sejam estabelecidas algumas métricas e parâmetros de ação para que tanto essa pessoa quanto equipes – caso ela trabalhe com o apoio de um grupo maior – possam se basear na hora de impor critérios para CRO.

CRO, ou “Conversion Rate Optimization” é um parâmetro que, na verdade, representa um conjunto de ações para que determinadas ferramentas ou canais utilizados pela empresa, como páginas e ações online, tenham mais retorno e sucesso junto ao público-alvo ao qual são destinadas.

Entender, portanto, esse conceito é fundamental para conseguir sucesso.

Mas não se preocupe! Se você ainda não sabe exatamente do que se trata, iremos explicar melhor adiante! Fique de olho e saiba no que prestar atenção na hora de ajustar seus esforços de marketing e as taxas de conversão de suas campanhas e ações:

O que é, enfim, CRO em Marketing?

Como dissemos, significa algo como “otimização da taxa de conversão”. Essa taxa, por sua vez, é aquela que define, por exemplo, não só quem de fato teve contato com alguma ação que você disparou em marketing, quem abriu um e-mail, visitou o site ou algo assim.

Ela é mais focada nos resultados que essas ações geraram.

Para otimizar essas taxas é preciso elevar a inteligência aplicada em cada tipo de ação estratégica de modo a, conhecendo profundamente o público o qual sua empresa visa, adaptar da melhor forma cada conteúdo e abordagem, bem como portfólio, para atender mais adequadamente às expectativas e necessidades de cada potencial cliente (ou lead).

Inclusive entre os clientes já “fidelizados”, como chamamos, é preciso estabelecer um fluxo contínuo de ações bem direcionadas para manter sempre elevadas as taxas de conversão, ainda que não estejamos falando de clientes trazidos pela primeira vez à empresa (veja também aqui sobre automação de marketing).

Isso porque são justamente esses pontos que garantirão bom retorno sobre o investimento em marketing (ROI) e não somente custos, de modo a criar um ciclo de sustentação aos negócios e possibilidade de engajamento de forma a trazer sempre insights importantes para as áreas investirem no que mais dá possibilidade de retorno e geração de valor para ambos os lados – empresa e cliente.

Como posso garantir a melhoria do meu CRO e das minhas ações de marketing?

Em primeiro lugar, conheça as ferramentas e ações com as quais você trabalha hoje, adaptando seu planejamento de marketing às reais necessidades e possibilidades do negócio.

Em seguida, verifique que tipo de melhorias devem ser implementadas nos trabalhos que já executa e qual a melhor maneira de fazê-las.

Você pode começar instituindo KPIs em seu plano de marketing, o que te dará bons parâmetros para sempre avaliar o trabalho.

Em seguida, por exemplo, fortaleça suas campanhas e procure estar atento a pontos que podem enriquecer a experiência do seu potencial cliente em cada uma das ações propostas, como:

E-mail marketing

A ferramenta, ao contrário do que se pensa, não está em desuso, mas precisou ser repensada segundo as novas necessidades e perfis dos consumidores.

Hoje uma segmentação mais bem feita ajuda a filtrar os interesses e pretensões do seu público-alvo com muito mais precisão, o que ajuda a evitar as taxas de rejeição.

Landing pages

Otimizar as taxas de conversão de sua landing page (CRO) passa por entender que tipo de conteúdo ou serviço anunciado ali mais satisfaz as expectativas do que o consumidor está procurando e ofertar maneiras simples de ele entrar em contato e dar um passo a mais na caminhada pela jornada de compra.

Investir em boas CTAs, em conteúdo rico que ajude a chamar a atenção e agregue valor ao seu lead.

A ideia é que seu marketing não esteja programado apenas para “captar um lead” na página. Mas sim para iniciar um relacionamento com ele.

Sites

Atenção total ao site. Hoje em dia o perfil dos sites mudaram, na mesma proporção que o perfil dos visitantes, e também dos dispositivos pelos quais eles acessam estas páginas.

Por exemplo, com tablets e smartphones, as “páginas de rolar” – novo formato de sites – ganharam visibilidade, pois facilitam a navegabilidade e a visualização de informações, com conexão mais lenta ou não.

Do mesmo modo, há formas de medir a experiência do seu usuário no site com o nível de cliques e o comportamento que o potencial cliente apresenta nele.

Por isso, no conceito de CRO, para que se faça a otimização das taxas de conversão, é preciso estar sempre atento aos indicadores de desempenho de cada ação na estratégia.

Ações online e mídias sociais

Outra forma de procurar alavancar a taxa de conversão é apostando em conteúdos com dinamismo, que de fato possam estar em formatos que não só atraiam e chamem a atenção do consumidor, mas também engajem e convertam, levando-a a maior interesse, curiosidade ou etapas posteriores da jornada de compras.

O funil de vendas precisa, mais uma vez, ser trabalhado com conteúdos e ações adequadas a cada etapa aqui, para que a empresa não “perca leads” em nenhuma fase, o que, com certeza, é mais custoso para ela do que apenas nutrir algum potencial cliente que já conheça a marca ou consumidores que já sejam clientes dela e visitem as páginas e recebam e-mails regularmente, por exemplo.

Do mesmo modo, isso pode estar aliado a um CRM para otimizar as medidas tomadas nesse sentido.

Conclusão

Marketing é uma área complexa e trabalhar com ela não exige “achismos”, e sim atenção especial a medidas que possam embasar ações de efeito real sobre o público-alvo e geração de resultados para as empresas.

Do mesmo modo, nortear-se por dados é uma excelente forma de aplicar maior inteligência às operações e atingir um bom nível de excelência nas medidas de marketing, otimizando o investimento.

Observar o avanço e bons índices de CRO – otimização da taxa de conversão passa, então, por um trabalho minucioso de conhecer suas principais métricas (veja aqui mais sobre elas) e, em seguida, saber como ajustar os “parafusos” certos para que ele dê resultados.

SOBRE O AUTOR

Dan Wulcan

Mais de 15 anos de experiência em marketing digital, atendendo empresas como Apple, Microsoft, Google, Nike, Symantec, Kaspersky, Adobe, Pfizer, SBT, Grupo Neymar Jr., Epson, Philco, entre outras.