O Inbound Marketing, tema que tanto abordamos, é uma estratégia construída sobre pilares sólidos, a fim de trazer resultados que realmente surpreendam os clientes. Para que isso aconteça, é preciso trabalhar cada pilar com a mesma atenção e cuidado, se atentando aos detalhes e melhorando o processo a cada dia.
Podemos dizer que a criação da sua persona é uma das etapas mais importantes para começar a trabalhar com Inbound. Sem ela, nada que envolve esse planejamento faria sentido. Como você poderia direcionar o seu conteúdo sem saber quem pretende atingir? Seria um tiro no escuro. Por isso, antes de qualquer ação, é imprescindível descobrir quem são as personas da sua empresa e qual a melhor forma de se relacionar com elas.
É importante ressaltar que persona vai além do conhecido público-alvo. O estudo é realizado de forma muito mais profunda, para que a sua empresa saiba exatamente com quem está falando. Ou, muito melhor que isso, descobrir quem é o cliente ideal para o seu negócio.
A sua persona, provavelmente, está dentre os seus clientes mais fiéis. Portanto, o primeiro passo é identificar quais deles se encaixam nesse perfil ideal para conhecê-los e, a partir daí, encontrar outros como eles.
Para facilitar a criação da persona, vamos indicar alguns tópicos cruciais a serem seguidos:
Após a análise dos seus clientes, com o perfil ideal selecionado, é hora de saber mais sobre ele. Como? Fazendo as perguntas certas. E não só para os seus clientes, mas aqueles potenciais que podem se encaixar nesse perfil.
Crie uma identidade para a sua persona. Reúna dados demográficos: sexo, idade, estado civil, profissão, classe social, localização e o que mais considerar relevante para o seu segmento.
Depois de obter as informações acima, você deve buscar entender essa persona. Quais são seus sonhos, metas e objetivos profissionais? Qual a sua formação e cargo que ocupa na empresa? Quais são seus valores? Tenha em mãos esses pontos para avançar para as próximas perguntas.
É importante saber um pouco além da vida profissional dessa persona. Então, dedique um tempo para descobrir informações como: quais são seus principais hábitos, atividades, hobbies. Lugares que costuma frequentar, o que consome, hábitos de compra, etc.
Por fim, identifique quais são as principais soluções que ele procura online. Quais são seus problemas, desafios e dúvidas? Onde ela costuma buscar por essas informações? Saiba, também, quais redes sociais ela costuma utilizar e identifique aquela em que ele passa mais tempo.
Informações recolhidas? É hora, então, de cruzar dados e, finalmente, obter uma persona.
Com as respostas dessas perguntas, você deverá cruzar informações. Classifique a média de idade, hábitos semelhantes entre essas pessoas, as dúvidas mais frequentes, que tipo de conteúdo elas buscam, e assim por diante, item por item. Dê um nome a sua persona, vai ajudar a torná-la mais real. No final desse processo, você terá sua persona definida.
Repita esse procedimento quantas vezes for necessário.
Toda empresa possui um público-alvo, que é um grupo bastante grande. Dentro dele, podem existir diversos tipos de persona e, para que você consiga alcançar as principais, é válido refazer o processo algumas vezes.