Muito se fala hoje em dia sobre como atrair leads realmente qualificados nas redes sociais. As redes sociais já não são utilizadas apenas para distração e entretenimento há muito tempo. Quando empresários e marqueteiros perceberam que o seu público estava lá, disponível e aberto para receber novas informações, não demorou muito para que se desse início a um trabalho de relacionamento entre marca e cliente dentro de um ambiente mais amigável e descontraído.
Sabemos que grande partes das empresas possuem seu espaço nas redes sociais, mas, será que elas sabem como utilizá-las a seu favor e como atrair leads e possíveis clientes por meio delas? Pois bem, nesse artigo, vamos dar dicas básicas de como aproveitar o melhor que as redes sociais podem oferecer. Vamos ajudar a você e sua marca a atrair um grande número de leads qualificados e com chances de se tornarem clientes.
Antes de começar, acreditamos ser importante dividir as dicas por rede social, pois cada uma delas tem um seu público específico e um jeito particular de falar com ele. Prontos? Então, vamos lá!
Como atrair leads no Facebook
O Facebook é a rede social mais popular do Brasil. Há cerca de 99 milhões de usuários cadastrados, no país. Uma média de oito a cada dez pessoas utilizam o Facebook. Por que é importante ressaltar essas estatísticas? Para que você entenda a importância de fazer sua marca presente nesse meio. Tendo isso em mente, podemos afirmar que, com um número exorbitante de usuários como esse, há muitos potenciais clientes entre eles, apenas esperando o primeiro contato.
Há diversas ferramentas para utilizar a seu favor, quando o assunto é captar leads por meio do Facebook. Primeiramente, você pode criar uma Fan Page e divulgar conteúdos interessantes que remetam à sua marca e serviços prestados pela sua empresa. Estudos apontam que imagens são os itens mais compartilhados na rede social e o que mais desperta interesse no público. Portanto, abuse da criatividade e invista na produção de imagens atrativas. O simples fato de manter sua página atualizada já demonstra que sua empresa está realmente conectada com esse universo. Além de demonstrar que se importa com os usuários, principalmente seus seguidores.
Outra dica valiosa, que pode gerar um grande retorno, é a criação de grupos de interesse, dentro do Facebook. Nele, você poderá compartilhar conteúdos exclusivos sobre variados assuntos, que se encaixam no segmento da sua empresa. E por falar em segmento, outra vantagem de criar e nutrir um grupo do Facebook é que os participantes terão, sem sombra de dúvidas, interesse pelo o que sua empresa faz e oferece. Podendo, assim, atingir o público certo.
Com tanta concorrência por aí, fica difícil conquistar seguidores e leads de forma totalmente orgânica. Por conta disso, indicamos que sua empresa utilize dos recursos do Facebook Ads para um alcance ainda mais amplo do público-alvo. A ferramenta de links patrocinados é uma das melhores formas de atingir esse grupo de pessoas, pois tem a possibilidade de segmentar os anúncios por gênero, idade, cargo, interesses, região, formação, etc. Com ela, a probabilidade de aparecer para as pessoas certas é muito maior.
Como atrair leads no Twitter
Apesar de o Twitter não possuir o mesmo alcance e sucesso com os brasileiros, como o Facebook, ainda é importante dar atenção a essa rede social tão particular.
Trabalhar com o Twitter é muito simples. Você precisa ter a consciência de que essa é uma rede social ‘ao vivo’. Quem acessá-la no período da tarde, provavelmente, não verá tudo o que foi publicado pela manhã. Fazendo com que sua publicação corra a risco de ser esquecida.
Há, também, a possibilidade de utilizar os links patrocinados do Twitter. A rede social oferece duas opções de anúncio: Promoção de Contas e Tweets Promocionais. O primeiro tem o objetivo de gerar seguidores para determinada página. Ele se baseia nos seguidores que esse perfil já possui, em quais são seus interesses e o que eles costumam seguir. Já a segunda consiste em promover determinada publicação, escolhida pela rede social, que mapeia diariamente as suas postagens e selecionas aquelas cujo o engajamento foi maior.
Como atrair leads no LinkedIn
O Linkedin é o melhor canal social para relacionamento B2B. No Brasil, a rede social está em ascensão. Hoje, ocupamos o 3° lugar em número de usuários.
É possível atuar no Linkedin por meio de uma página pessoal ou uma Company Page. Pode ser interessante manter ambas. O perfil pessoal contém informações sobre seus conhecimentos, habilidades profissionais, contatos e carreira. Já a Company Page destaca as características e diferenciais da sua empresa.
Uma das principais ações que devem ser trabalhadas é a geração de conteúdo. Empresas que divulgam materiais relevantes e de interesse do seu público-alvo têm grandes chances de atrair leads. Também é importante ter um bom número de conexões e seguidores que ajudem na disseminação do seu conteúdo. Essas publicações na rede social são uma ótima oportunidade para divulgar o site e o blog da sua empresa.
Assim como o Facebook, no Linkedin é possível criar grupos de interesse. Como a rede é exclusivamente utilizada para fins profissionais, suas chances de conquistar clientes crescem ainda mais. Para que seu grupo tenha sucesso, a dica é investir na criação de conteúdo relevante, que prove o domínio do assunto pela empresa, tornando-a referência no assunto.
Para aumentar suas chances de alcance, o Linkedin também disponibiliza a ferramenta de links patrocinados. Você pode patrocinar os conteúdos divulgados na sua Company Page. Segmentá-los até chegar na sua persona, filtrando por cargo, funções, tamanho da empresa, setor, diplomas, etc. É possível, ainda, criar anúncios mais segmentados da sua empresa com foco em atrair possíveis clientes.
Como atrair leads no Instagram
A rede social com portfólio infinito de belas imagens também é um excelente canal de atração de leads. Por se tratar de um local onde apenas é possível compartilhar fotos e sem a opção de inserir links nas publicações, muitas vezes, o Instagram acaba sendo deixado de lado. Mas, se trabalhado da maneira correta, ele pode trazer bons resultados para sua empresa, sim.
No Instagram, sua empresa pode aderir a postagens mais leves e descontraídas. Utilizar frases de inspiração e motivacionais somadas a imagens impactantes é uma das opções de conteúdo que atrai usuários. Você também pode publicar imagens que mostrem um pouco da rotina da sua empresa. Processos de produção e curiosidades sobre seu segmento. Com a opção de compartilhar vídeos, vale investir em conteúdos educativos, como o Faça Você Mesmo ou breves manuais de instrução.
Assim como as outras redes sociais, o Instagram também oferece a ferramenta de link patrocinado. Há dois tipos de anúncios disponíveis: publicações comuns, onde o usuário poderá curtir, comentar e acessar o perfil da marca; a outra funciona como CTA (Call to Action), gerando links que levam os usuários ao site da marca ou loja virtual.
*Vale ressaltar que, antes de começar suas ações em redes sociais, é de suma importância que seja realizado um levantamento sobre o seu público alvo e como ele as utiliza. A partir disso, você saberá onde e como dedicar seu tempo para atrair mais leads e possíveis clientes.