Se existe algo no marketing digital que, por mais ultrapassado que pareça, continua apresentando resultados positivos e trazendo benefícios para quem o usa, é o e-mail marketing. Essa ferramenta, se utilizada de forma estratégica, possibilita rastreamento preciso dos usuários e apresenta altas taxas de conversão, além de precisar de um investimento de baixo custo, sendo alternativa para muitas empresas que desejam divulgar sua marca e serviços.
Porém, com o passar do tempo, o e-mail marketing acabou se desgastando e, muitas vezes, indo parar no lixo eletrônico dos usuários que o recebiam. Isso porque a ferramenta foi passando a ser utilizada em demasia, gerando desconforto nos usuários, que acabavam com uma caixa de entrada lotada e não lendo nenhum material recebido.
Para que isso não aconteça e coloque sua estratégia em posição desvantajosa, vamos ensinar cinco pontos importantes a serem feitos para garantir que seu e-mail marketing traga bons resultados.
1. Menos é mais, sempre!
Sabemos que sua empresa quer apresentar todos os seus serviços e diferenciais para o seu público-alvo. Mas, isso não significa que tudo precise estar em um único e-mail. A melhor forma de utilizar essa ferramenta é fazendo dela ser algo atrativo, que apresente ideias e soluções e que faça o receptor querer buscar por mais conteúdo. Portanto, quando for produzir sua peça de e-mail marketing, seja atraente, criativo e objetivo.
2. Atenção na escolha das palavras-chave
Sim! As palavras-chave que você utiliza no seu e-mail marketing podem definir se ele irá direto para pasta de SPAM ou se ganhará um espaço requisitado na caixa de entrada do seu destinatário. Certas palavras podem acabar com o todo o planejamento e desvalorizar o conteúdo enviado para os seus contatos.
Evite: Livre, grátis, agora, para você, trabalhar em casa, comprar, ganhar dinheiro, renda extra, marketing online, informação livre, isso não é spam, não exclua, etc.
*Fuja dos pontos de exclamação e palavras em CAIXA ALTA.
3. Inspire-se nos requerimentos do CAN-SPAN
Em 2009, nos Estados Unidos, foi criado o CAN-SPAM, uma espécie de lei para o e-mail marketing, que contém regras e boas práticas para utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.
4. Faça o teste
5. Seja Mobile-Friendly!
Em 2015, o IMS (Internet Media Services), divulgou uma pesquisa que aponta o principal motivo para você criar um conteúdo que se adapte aos usuários mobile. Cerca de 95% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis para acessar a internet.
Bônus
Fique atento às dimensões ideais para a criação da peça:
- Largura da arte: 500 a 600 pixels.
- Tamanho do HTML + Imagens: Cerca de 50 KB.
- Altura da peça: A menor possível para evitar uso de barra de rolagem no preview.