O que é necessário saber para criar um bom site profissional?

Criar um bom site profissional

Criar um bom site profissional geralmente é motivo de preocupações e insatisfações de muitas pessoas, e não é para menos, estamos falando aqui de uma das peças mais importantes para a estratégia de marketing digital de uma empresa.

A concorrência no mercado de marketing digital se mostra cada vez maior, fazendo com que seja extremamente difícil escolher a agência que irá criar uma das principais ferramentas de marketing da sua empresa, o seu website.

Vemos que, muitas vezes, o principal quesito para a definição do parceiro que irá criar o website da empresa é o preço, mas, tratando-se de marketing, o retorno e os resultados obtidos não é o que mais deveria contar?

Vamos te ajudar a avaliar como fazer a contratação de um parceiro que atenda totalmente suas necessidades, tanto com relação à sua estratégia, quanto o valor disponível para o investimento.

O que é um website?

O website, nada mais é do que a representação da sua empresa no mundo digital, ou seja, ele precisa transparecer todo o posicionamento, missão, visão, valores e crenças da empresa, fazendo com que o usuário/cliente realmente se sinta dentro da empresa.

O site é uma importante ferramenta de marketing e vendas, auxiliando o time comercial a aumentar suas taxas de conversão e ainda reduzir o tempo necessário no convencimento para converter a oportunidade em cliente.

Quando falamos que o site é a representação da sua empresa na internet, falamos muito sério, pois é muito provável que você tenha um fluxo exorbitantemente maior de pessoas no seu website do que em seu endereço físico, ou pelo menos, tenha esse potencial à sua disposição. E se você não tem, é provável que tenhamos algum problema na estratégia atual do marketing.

Pense bem, o site não tem nenhuma limitação física para passar a sua mensagem às pessoas, você pode estar no Brasil e mesmo assim gerar vendas no Japão, se esse for o seu objetivo, é claro.

Além disso, o site é, potencialmente, uma fonte quase que infinita de dados, entregando informações como:

  • Qual é o perfil de cliente que sua empresa mais atrai?
  • Quais são os interesses desses usuários naquilo que você oferece?
  • Qual o interesse do seu cliente pelo seu produto?
  • Ele se importa mais com o que você fala sobre os seus produtos/serviços ou com quem você já atendeu?
  • Qual é a idade e o sexo dessa pessoa?
  • Quanto tempo esse cliente fica em cada página?
  • Ele veio da sua rede social, de uma mensagem via WhatsApp que você enviou ou de um e-mail marketing disparado há muito tempo?
  • Quais ações essas pessoas estão praticando no seu site?
  • Após acessar o seu site, qual a primeira coisa que eles fazem?


Todas essas informações são simples, mas podem mudar completamente a forma com que você deve abordar o seu cliente, e até mesmo como você deve montar a sua apresentação.

O que esperar de um bom site profissional?

Design

Quando falamos de design, não estamos apenas falando de aparência (mesmo assim, dá uma olhada nos sites que já criamos neste link 😉). Design está sim relacionado à aparência, mas também à estruturação do conteúdo, funcionalidades, forma com que se apresenta uma informação, forma com que se demonstra ao usuário qual a melhor maneira de solucionar o seu problema, ou ainda na forma com que o convencemos de que o que estamos falando está correto (ou que o nosso produto/serviço é o melhor).

Obviamente, um website extremamente lindo, aos olhos do usuário, converterá mais que um site “feio”, mas quando falamos sobre design, precisamos aprofundar muito mais a análise, levando em consideração que o website deve sempre transmitir alguma mensagem ao usuário.

Sites criados pela agência Wulcan

Flexibilidade e autonomia

Tão importante quanto ter um site é atualizá-lo sempre que possível. A produção de conteúdo é uma excelente estratégia para atrair usuários e até mesmo para explicar, de forma mais didática, como seus produtos ou soluções podem beneficiar seu cliente.

Acontece que, se você não possui autonomia para incluir esses conteúdos no website, grande parte desse potencial está se perdendo.

Esse é apenas um dos motivos pelo qual aconselhamos o desenvolvimento de sites na plataforma WordPress.

Enquanto escrevemos esse artigo, o WordPress é considerado o CMS mais popular em todo o mundo, com 34% de participação em toda a internet, em outras palavras, o WordPress está presente em mais de ⅓ de toda a internet.

Se falarmos apenas em gerenciamento de conteúdo, esse número sobe para 60% de todos os sites que atuam com o gerenciamento de conteúdo.

Resumindo: Ao contratar o desenvolvimento de um site, garanta que terá total autonomia para gerenciar a produção de conteúdo do seu website.

Otimizações (SEO)

Todos os dias são publicados milhares e milhares de sites e cada vez mais a internet é a principal ferramenta para a busca de informações. Imagina o trabalho que dá, mostrar exatamente o que o usuário está procurando!

A otimização do website consiste em:

Entender o que os mecanismos de busca (como o Google ou o Bing) levam em consideração para entregar uma página ao usuário, a partir do que ele está procurando e aplicar técnicas para facilitar essa “encontrabilidade”, fazendo com que o site seja encontrado cada vez mais, a partir de uma grande quantidade de termos de pesquisa (palavras-chave).

A técnica responsável por facilitar esse trabalho para os mecanismos de busca é chamada de SEO (Search Engine Optimization), por isso, espera-se que o site esteja em dia com suas otimizações, garantindo assim os melhores resultados.

Velocidade de carregamento

Na era da informação, cada vez mais as pessoas esperam absorver a maior quantidade possível de informações no menor tempo possível. Sendo assim é inadmissível que o seu site não tenha uma resposta rápida:

Você já tentou acessar uma página que demora para abrir? Quantas vezes você desligou e ligou a internet do seu celular esperando que ela abra mais rapidamente?

Além de ser péssimo para o usuário, um website lento tem uma performance pior nos mecanismos de busca, reduzindo assim sua encontrabilidade, com a consequente piora nos resultados.

Por esse motivo, é extremamente importante que se analise quais medidas são tomadas no desenvolvimento do website, com o objetivo de aumentar a sua velocidade de carregamento.

Tecnologia de ponta

Tecnologia é a pauta da vez, respiramos tecnologia diariamente em praticamente tudo o que fazemos. Quando falamos sobre tecnologia, não nos referimos apenas à plataforma ou linguagem que será utilizada para o desenvolvimento do site, mas também nas tecnologias que serão embarcadas nele.

Hoje a tecnologia nos permite mensurar os dados em um nível extremamente avançado, fazendo com que o marketing, as vendas e até o financeiro da empresa estejam totalmente vinculados.

É possível que tenhamos e-mails automatizados a partir do recebimento de um formulário de contato, ou então, a gravação da tela do usuário para que você entenda exatamente quais são as ações mais praticadas por aqueles que acessam o seu website, automatizar respostas em um chat online, entre outras coisas.

A aplicação de tecnologias inovadoras no desenvolvimento do site permite o avanço ou otimização de processos.

Já foi o tempo em que o site era apenas mais uma forma de se gastar a verba de marketing, hoje ele pode ser o protagonista da transformação digital nas empresas.

De acordo com esses conceitos de tecnologia, a contratação de um parceiro competente, permite a obtenção de melhorias substanciais dentro da empresa.

Alguns exemplos de tecnologias que podem ter um grande impacto no seu negócio:

Dados para análise do comportamento digital (heatmaps e gravação de sessão)

As ferramentas de heatmap são softwares que apresentam os dados para que você entenda exatamente como é a experiência do usuário no seu site, destacando os pontos que mais são vistos e os que não são tão acessados assim.

De uma forma simplista, ele irá gravar a tela do usuário, enquanto ele navega pelo seu site, transformando a visita do seu usuário em dados.

Ou seja, por exemplo, se a partir do heatmap, é verificado que seus usuários mantêm muito mais a atenção no banner principal do que na parte inferior, é muito mais lógico colocarmos elementos nessas áreas que aproximem esse usuário do momento da compra.

Exemplo de heatmap
Exemplo de gravação da sessão do usuário

Google Analytics

Responsável pela coleta de dados na maior parte dos websites da internet, a configuração do Google Analytics permite que você tenha diversos insights utilizando os dados a partir das visitas que você recebe, como, por exemplo, saber qual é o canal de marketing que mais gera vendas no seu e-commerce ou solicitações de orçamento via formulário no seu site.

Quais são as páginas mais acessadas, por quais palavras-chave os usuários estão encontrando a sua empresa. Das pessoas que acessam o seu site, quantos, percentualmente, solicitaram um orçamento?

Falar sobre análise de resultados de um site é quase impossível se você não tem acesso à uma ferramenta como o Google Analytics.

Ser melhor que a concorrência

É claro que “melhor” é algo extremamente subjetivo, o que é melhor para uma pessoa, pode não ser o melhor para outra. Mas, de qualquer forma, a busca pela melhoria é algo que precisa estar no DNA da empresa. Ter um site melhor que seu concorrente leva em conta:

Conteúdo mais claro, mais informativo, mais tecnológico, mais funcional, e, obviamente, mais bonito também.

O planejamento do desenvolvimento do website, precisa levar tais fatores em consideração, de forma a entender quais informações ou funcionalidades auxiliarão seus usuários a obter as informações mais relevantes para o seu convencimento.

Sendo assim, não perca tempo, entre no site de seus concorrentes e monte uma lista com tudo que você pode e deve agregar no seu novo site.

Durabilidade

Já aconteceu com você de comprar um celular e, algumas semanas ou dias depois, sair outro com tecnologia muito mais avançada?

Para algumas pessoas, isso seria uma frustração certa, para outras, isso seria apenas uma futilidade, mas no caso de tecnologias, a não avaliação deste quesito pode gerar graves consequências para o desempenho e resultados provenientes do website.

É extremamente importante que se observe quais serão as tecnologias utilizadas no desenvolvimento e se estão de acordo com as mais atuais. Se você realmente não entender absolutamente nada sobre tecnologia de websites, não tem problema, mas, nesse caso, é muito importante que contrate profissionais de confiança, que garantam que você está adquirindo um website atual e otimizado (inclusive, conheço uma agência top que pode te ajudar com isso 😉).

Tomando esses cuidados, é muito provável que você consiga se manter com o seu site por um tempo extremamente satisfatório.

Responsividade / Desenvolvimento Mobile First

De acordo com um estudo realizado pela FGV, o Brasil já possui mais celulares que habitantes. Além disso, considerando a grande maioria das áreas de atuação, os acessos a sites utilizando celular já superam os acessos via computadores, ou seja, ter um site preparado para o acesso via dispositivos móveis, já pode, em alguns casos, ser mais importante que para desktops.

São responsivos os websites que se adequam perfeitamente a qualquer dispositivo que o acesse, ou seja, se você o acessa a partir de um celular você terá a mesma experiência do acesso a partir do computador.

Em alguns casos, nos quais os clientes são altamente ligados à tecnologia ou, ainda, em que o negócio dependa exclusivamente dos dispositivos móveis, como são os casos dos aplicativos, por exemplo, é altamente aconselhado que todo o conceito do site seja feito com base na experiência do usuário pelo celular. Nesses casos, cria-se o site primeiramente para os dispositivos móveis e depois o adequa para os computadores.

Os sites responsivos já possuem prioridade no ranqueamento do Google e a tendência é que essa prioridade avance mais a cada dia.

Conclusão

O desenvolvimento de um site é, muitas vezes, visto como apenas uma peça de marketing, mas demonstramos que ele é, na realidade, a melhor representação da sua empresa no ambiente digital.

O desenvolvimento de um bom website depende tanto de conceitos visuais quanto funcionais, sendo que podemos considerar todos esses elementos como o design.

Além disso, ele precisa ser rápido, garantir autonomia, ser otimizado com técnicas que facilitem sua encontrabilidade na internet e ainda trazer embarcado a maior quantidade possível de tecnologias para melhorar tanto a experiência do cliente quanto sua potencialidade em gerar resultados.

Sendo assim, busque sempre um parceiro que possa trabalhar o seu website como uma ferramenta de aquisição de clientes e não uma “obrigação” da empresa.