O objetivo deste artigo não é aprofundar demais no conceito Business Intelligence (BI), e sim apresentar as principais ferramentas de BI utilizadas no mercado para que você possa escolher a melhor opção para implementar na sua empresa.
Mas se você não está familiarizado com o assunto, não tem problema! Vamos resumir o significado de Business Intelligence (BI) com a seguinte definição:
“Business Intelligence, ou BI, se refere ao processo de coleta, estruturação e análise de dados brutos estruturados e não estruturados que, quando integrados da forma correta, se transformam em informações valiosas e insights que dão suporte para a gestão do negócio e auxílio nas tomadas de decisão.”
O que são as ferramentas de BI?
As ferramentas de BI (Business Intelligence) são softwares que combinam dados das mais diversas fontes (internas e externas), oferecendo a possibilidade de cruzarmos esses dados para apresentá-los em incríveis dashboards claras, objetivas, fáceis de entender, e muito, muito ricas em dados.
Integrando os dados das principais fontes da sua empresa (como por exemplo, dados do ERP, CRM, controle de estoque, sistema financeiro, etc.) com dados de fontes externas (como dados de benchmarking, pesquisas ou qualquer outro banco de dados externo), as possibilidades são infinitas.
As dashboards BI são como um guia para auxiliar o gestor nas tomadas de decisão do negócio, oferecendo dados que são, muitas vezes, atualizados em tempo real via integrações entre os sistemas e fontes de dados.
Veja abaixo um modelo de dashboard desenvolvida no Microsoft Power BI.
Principais características das ferramentas de BI (Business Intelligence)
Os recursos e características das ferramentas de BI são muitos, entre eles estão os relatórios de desempenho, análises ad hoc, dashboards, acompanhamento de KPIs, visualização de dados, consultas avançadas, análises preditivas, entre outras funcionalidades.
Para ilustrar esse cenário, a Capterra criou um infográfico da “árvore de recursos” encontrados nas principais ferramentas de BI do mercado, veja abaixo.
Os itens na base da pirâmide acima representam os recursos mais básicos de Business Intelligence (BI), e que, consequentemente, são encontrados mais facilmente nas ferramentas de BI disponíveis no mercado.
Porém, os itens que estão mais no topo tratam-se de recursos mais avançados e robustos que já não são todas as ferramentas de BI que possuem, como é o caso da análise preditiva de dados.
O quadrante mágico do Gartner para ferramentas de BI (Business Intelligence) e análise de dados
O Gartner publica anualmente pesquisas sobre diversas ferramentas com o objetivo de ajudar as empresas a escolherem a opção ideal para suas necessidades. Uma pesquisa, realizada em fevereiro de 2017, mostra que Tableau, Microsoft e Qlik lideram o mercado quando o assunto é ferramenta de BI e análise de dados, confira o gráfico abaixo.
As 7 principais ferramentas de BI (Business Intelligence) mais utilizadas no mercado
Tableau
Atualmente a ferramenta de BI mais utilizada no mundo, o Tableau permite que usuários comuns realizem análises ad hoc, possibilitando que todos da empresa visualizem e entendam melhor os seus dados.
O Tableau é uma plataforma de análise de dados com informações centralizadas e de fácil utilização que permite a disponibilização e acompanhamento de KPIs, entre muitas outras funções.
O Tableau Desktop possui sua versão gratuita limitada (Public) e conta com as versões pagas Personal e Professional, ambas disponibilizam uma avaliação gratuita de 14 dias.
Principais recursos do Tableau
- Análise preditiva
- Facilidade de utilização
- Conexão com centenas de fontes de dados
- Análises ad hoc
- Relatórios e dashboards interativas
Microsoft Power BI
Há 11 anos consecutivos, a Microsoft é reconhecida como líder no quadrante mágico do Gartner na categoria de ferramentas de BI e análise de dados.
O Power BI é apresentado como um pacote de ferramentas de análise de negócios que oferece insights de negócios para toda a organização, permitindo a conexão com centenas de fontes de dados.
No Microsoft Power BI é possível criar relatórios interativos e fáceis de entender que você pode compartilhar com toda a sua empresa na web ou em dispositivos móveis.
É uma ferramenta de BI que tem um plano inicial gratuito (Power BI Desktop), mas também possui as versões pagas Power BI Pro e Power BI Premium, que custam a partir de U$ 9,99 por usuário, por mês.
Principais recursos do Microsoft Power BI
- Facilidade de utilização
- Conexão com centenas de fontes de dados
- Relatórios e dashboards interativas
- Dados em tempo real
- Análises ad hoc
- Compartilhamento de dashboards na web ou em dispositivos móveis
Qlik Sense
A Qlik foi eleita pelo Gartner como líder em plataformas de análise e Business Intelligence (BI) pelo oitavo ano consecutivo pelo Gartner no quadrante mágico da categoria.
O Qlik Sense conta com a versão básica gratuita (Qlik Sense Cloud Basic), uma versão para indivíduos e equipes (Qlik Sense Cloud Business), que custa a partir de U$ 15,00 por usuário, por mês, e outra versão empresarial (Qlik Sense Enterprise), que é cobrado sob demanda.
Principais recursos do Qlik Sense
- Análise interativa e ilimitada
- Visualizações inteligentes
- Trabalhe em qualquer dispositivo
- Relatórios e dashboards interativas
- Segurança robusta e flexível
- Análise de dados em escala
Adobe Analytics
A Adobe, eleita uma das líderes em análise de marketing digital por três anos consecutivos pelo Gartner, oferece o Adobe Analytics, uma ferramenta de BI robusta que nos possibilita coletar dados e criar uma aproximação pessoal maior com os clientes.
O Adobe Analytics é uma ferramenta de BI paga e atualmente é comercializada em 3 planos, Select, Prime e Ultimate.
Principais recursos do Adobe Analytics
- Análise preditiva automatizada com machine learning
- Armazenamento de dados e APIs
- Atribuição de dados
- Identificação e comparação de segmentos
- Análise de aplicativos móveis
- Análise ad hoc
- Automação em tempo real
- Inteligência de marketing
- Captura e análise de dados de voz
- Análise de big data
- Marketing para dispositivos móveis
- Relatórios e dashboards interativas
Google Data Studio
O Google Data Studio é uma ferramenta de BI para criação de dashboards e visualização de dados. Ainda está na versão beta, mas funciona perfeitamente para empresas com necessidades mais básicas em análise de dados.
A melhor parte é que o Google Data Studio é uma ferramenta de BI totalmente gratuita e permite a criação de dashboards e relatórios ilimitados e personalizados.
Principais recursos do Google Data Studio
- Facilidade de utilização
- Conectores de dados pré-construídos
- Visualização e personalização de dados
- Compartilhamento e colaboração em tempo real
- Relatórios e dashboards interativas
IBM Watson Analytics
Desenvolvido para oferecer insights rapidamente com análise de dados direcionada e visualização automática de dados, o IBM Watson Analytics é uma ferramenta de BI inteligente de análise de dados que pode ser utilizado para descobrir padrões e significado nos dados para tomadas de decisão.
O IBM Watson Analytics possui sua versão gratuita que é limitada a 1 usuário e 1MB de armazenamento, e suas versões pagas (Plus e Professional) custam a partir de R$ 114,66 por usuário, por mês.
Principais recursos do IBM Watson Analytics
- Análise preditiva automatizada com machine learning
- Diálogo em linguagem natural
- Análise de um clique
- Descoberta de dados inteligente
- Análises simplificadas
- Dados em tempo real
- Análise ad hoc
- Análises avançadas acessíveis
- Relatórios e dashboards interativas
SAP Analytics Cloud
Com a promessa de oferecer uma análise simplificada de ponta a ponta da empresa, o SAP Analytics Cloud é uma solução para inteligência de negócios aprimorada com o poder da análise preditiva e utilização de machine learning (aprendizado de máquina).
Com o SAP Analytics Cloud é possível se conectar em diversas fontes de dados, estruturar dados com machine learning e analisar dados com base em visualizações atraentes e dinâmicas.
O SAP Analytics Cloud é uma ferramenta de BI paga, que custa a partir de U$ 24,00 por usuário, por mês, mas existe a possibilidade de fazer um trial de 30 dias gratuitamente.
Principais recursos do SAP Analytics Cloud
- Plataforma flexível e escalável
- Ampla gama de fonte de dados
- Dados em tempo real
- Relatórios e dashboards interativas
- Análise ad hoc