Destacar-se entre tantos concorrentes no mercado e aumentar a taxa de conversão de vendas, ainda mais com a quantidade crescente de novos entrantes, parece ser um desafio e tanto.
Por isso, desenvolver ou utilizar técnicas de marketing digital para converter o máximo de leads em clientes fiéis é uma necessidade imperativa para obter sucesso e manter-se ativo, e com fôlego, para superar os obstáculos.
Além de desenvolver e aplicar técnicas eficazes, também é necessário que sua equipe esteja devidamente treinada, capacitada e motivada para que as ações implementadas surtam o devido efeito.
Como você pode perceber, uma visão holística para a equipe, as estratégias, os sistemas e a gestão são itens importantes e devem contemplar ferramentas que façam tudo funcionar em sincronia.
Neste artigo, vamos nos ater inicialmente a algumas técnicas de aplicação imediata e que podem dar aquele gás para motivar a empresa enquanto converte seus primeiros leads.
Então comece a anotar tudo.
1. Conheça quem quer comprar seu produto
Identificar seu público-alvo é fundamental para redigir uma abordagem mais convincente na hora de oferecer o produto e aumentar a taxa de conversão de vendas da sua empresa. Não adianta sair atirando a esmo, enchendo a pessoa de perguntas e/ou soluções para problemas que a pessoa não tem ou não encontra a menor necessidade de resolver. Antes de tudo, analise seu produto, seus benefícios e diferenciais. Depois, faça uma análise de quais pessoas ou empresas tenham necessidade de adquiri-lo e por que razões específicas poderão vir a precisar. Se tiver alguma dificuldade em estabelecer esta relação, crie personas, que são perfis criados por você com as características físicas, psicológicas ou tecnológicas ideais para adquirir seu produto ou serviço.
2. Descubra em que seu lead acredita
Como falamos acima, é necessário descobrir as necessidades dos clientes incluídos no seu nicho de mercado. Assim, fica mais fácil entender suas necessidades e dizer a eles tudo o que precisam ouvir. Não adianta ter um ótimo produto se você não vai conseguir convencer ninguém de que precisam comprá-lo. Antes da jornada de compra, um potencial cliente já tem alguma ideia do que pode resolver seu problema. Então, diga aquilo o que ele quer e precisa ouvir.
3. Não deixe a prospecção de lado
Ok, precisamos entender o público que deseja nossos produtos e com isso metade do caminho está percorrido. Mas tenha em mente que nada vai cair do céu. Separe algum tempo na semana para prospectar e ter contato direto com as pessoas. Você pode fechar alguma venda e, caso não consiga, vai entender cada vez mais do que precisa fazer e como agir.
4. Vai a uma reunião ou fazer um call? Descubra com quem vai falar
Antes de entrar em contato com seu lead, é preciso saber os motivos que o levaram a se interessar por sua empresa e seu produto. Reúna as argumentações necessárias e esteja afiado para começar a reunião. E a dica de cima continua valendo: mesmo que não tenha fechado a venda da primeira vez, já estará munido e mais preparado na próxima tentativa, e assim, poderá aumentar a taxa de conversão de vendas.
5. Organize o seu tempo e o de sua equipe
Gerenciar o tempo e as tarefas é importante para manter tudo sincronizado. Vamos além de apenas organizar agenda e reuniões; estamos falando de rotina dentro do ambiente de trabalho, de que forma um entra e outro sai dentro de um fluxo de trabalho, ou mesmo se complementam. Se tem uma coisa que perturba o cliente, é ter 2 ou 3 pessoas ligando para oferecer um produto a cada 5 minutos. Além disso, ninguém conseguiu obter qualquer informação pertinente que ajudaria a fechar a venda. Conseguiu conquistar o lead? Quem será o próximo a estabelecer contato? Quem fará o pós-venda? Pense nisso tudo para evitar repetições e refações.
6. Acredite no follow-up
Para aumentar a taxa de conversão de vendas é importante não deixar o lead esquecer que sua empresa existe. Se tiver um cliente interessado, organize a equipe para marcar reuniões, web meetings, ou ligações que possam fazer com que o lead caminhe em segurança pelo funil de vendas. Mostre que a empresa está interessada em resolver o problema do prospect, que o apoiará e tem interesse não apenas em vender, mas formar uma parceria de sucesso para ambos.
7. Seu produto precisa ser único, mesmo que tenha similares em volta
Descubra qual característica é a mais importante em seu produto e fará com que ele chame a atenção dos clientes. E mantenha o foco nisso. Os clientes precisam e gostam de ver que o seu produto poderá fazer a diferença na vida deles.
Voltando um pouco lá na prospecção, essa característica do seu produto será um diferencial potente e tornará seu produto especial.
8. Informação nunca é demais
Já ouviu falar de CRM? O Customer Relationship Management é, além de uma ferramenta, a fonte de informações sobre os leads.
Hoje em dia, quanto mais informações sobre seus clientes, mais poder de gestão, planejamento e decisão você terá para conquistar sucesso nas vendas.
A utilização de CRM possibilita entender cada vez mais as necessidades dos clientes e mostrar que caminhos devem ser percorridos, com maior eficácia, para conquistar e fidelizar sua base, inclusive criando e inovando em seus produtos.
9. Retenção também faz parte do negócio
A vida de uma empresa não se resume apenas e vender produtos e correr atrás de novos clientes. Manter seus consumidores ativos e fiéis aos produtos e marca, além de ser mais barato para a empresa, reforça a marca e aumenta e percepção de qualidade para outras pessoas. Inclusive, mostra que a empresa está sempre preocupada em oferecer o melhor e cuidar do bem-estar do cliente ou necessidades de outras empresas.
10. Feedback para melhorar tudo
Manter o canal aberto com as pessoas pode ajudar você a vender melhor. Sabe como? A partir do momento em que sua empresa ouve as críticas das pessoas, pode pensar em melhorias para os produtos, criar novas soluções e melhorar a abordagem na hora da venda. E esses são apenas alguns dos vários benefícios de se obter um bom feedback.
Mantenha os canais como SAC, redes sociais, site, chat e outros meios de comunicação abertos e receptivos às críticas construtivas e leve-as aos gestores, de modo que todos possam criar soluções, treinamentos e modificações necessárias para aumentar a qualidade do produto e o sucesso nas vendas.
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