Que o plano de marketing digital é imprescindível para a sobrevivência da sua empresa você já sabe, mas será que de fato as estratégias que estão sendo desenvolvidas pelo seu time de marketing são as melhores para a realidade e o momento da empresa? É possível enxergar resultados reais na forma como seus esforços têm sido empregados no ambiente digital
A internet mudou a forma como as empresas interagem com os seus clientes e também com seus públicos em potencial. Hoje é completamente possível engajar e encantar os consumidores mesmo quando estão longe do seu negócio, como dentro de suas casas, indo para o trabalho e até mesmo em horários de lazer.
A praticidade trouxe consigo a necessidade de se buscar mais compreensão sobre como utilizar essa incrível ferramenta a favor dos números mensais do negócio. Afinal, são muitas as oportunidades, entretanto é imprescindível ajustar o foco e as metas antes de simplesmente investir em ações sem qualquer preparação ou planejamento.
O plano de marketing digital surge exatamente dentro desse contexto com máxima importância uma vez que ele é determinante para o crescimento de qualquer empresa.
E como saber se as ações e estratégias que estão sendo utilizadas por você e seu time de marketing são suficientes e ideais para alcançar os resultados que tanto vocês esperam? Qual a melhor forma de mensurar, avaliar e tomar decisões com base em dados que cercam cada uma das campanhas de marketing digital que são lançadas em meio às mídias, seja nas redes sociais ou até mesmo nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo?
Entenda mais sobre o assunto observando o passo a passo destacado neste artigo e comece a fazer o seu plano de marketing digital hoje mesmo!
Os 5 passos para um excelente plano de marketing digital:
1. Sua empresa trabalha com metas claras e bem definidas?
O primeiro passo para se ter um plano de marketing digital realmente eficiente é definir de modo bastante claro quais são as metas do negócio. O que você deseja alcançar a partir do investimento em marketing digital?
Entre os principais objetivos de uma campanha de marketing digital destacam-se:
- Aumentar as vendas
- Conquistar novos clientes
- Aumentar a taxa de conversão
- Construir autoridade para a marca
- Diminuir o custo de aquisição de clientes
- Reter e fidelizar os clientes atuais
Apesar de serem os principais, entretanto, repare que estas metas são resultados finais, ou seja, muitas vezes é indispensável que sejam traçados planejamentos em menores prazos para que tais objetivos sejam de fato alcançados. Nesse contexto, definir metas mais específicas pode ser o diferencial que sua empresa tanto precisava para obter os resultados pré-definidos.
2. Estratégia de crescimento: O planejamento é o pontapé inicial
Junto ao estabelecimento das metas vale destacar que o planejamento é outro fator chave para o sucesso do negócio. Afinal, de nada vale ter uma lista de objetivos se você não souber qual caminho percorrer para alcançá-los, não é mesmo?
O planejamento propicia um ambiente seguro e saudável para o crescimento da empresa. Nos meios virtuais ele estuda e analisa quais são as melhores formas de se investir. Por exemplo:
- Quem é a persona? Ou seja, qual a definição de cliente ideal para sua empresa?
- Como ela pensa e pesquisa na internet até chegar na fase de decisão de compra?
- Que tipo de mídias ela consome?
- Será melhor impactada no Facebook, LinkedIn ou diretamente em pesquisas no Google?
A partir de tal definição, o planejamento trabalha tomando nota dos custos de cada investimento, possibilitando que ele se mantenha pelo tempo necessário e pré-definido sem que a empresa sofra com o peso da campanha. É também no planejamento que se indicam os prazos para aplicação e mensuração dos resultados.
3. O marketing digital e a alta possibilidade de retorno
Você já sabe que o plano de marketing digital abre um verdadeiro mar de oportunidades para a sua empresa, afinal, graças às tecnologias e expansão do uso da internet, hoje é completamente possível e viável negociar e vender para pessoas que estão fisicamente longe da sua empresa, até mesmo porque seu público-alvo pode estar em qualquer lugar do mundo.
O que você precisa para ter um plano de marketing digital de excelência é destacar quais são as possibilidades ao seu redor e quais delas cabem ao seu negócio. Ter foco é simplesmente a base para construir e destacar seu sucesso!
4. Métricas de vaidade: Seu plano de marketing digital realmente precisa delas?
Em marketing digital, trabalhar com métricas é fator decisivo para saber o que realmente está valendo a pena tratando-se dos investimentos. Neste cenário, é comum que existam algumas métricas que contribuem exclusivamente com a vaidade da marca, algo que em termos financeiros não é nada vantajoso.
Por exemplo, considere um número alto de seguidores no Instagram ou uma enorme quantidade de likes que cada uma das publicações de sua empresa recebe. É vaidoso ver uma mídia social bem frequentada, não é mesmo?
Porém, se ao mensurar os resultados e for percebido que o aumento nesses números não evidencia um aumento no faturamento ou mesmo no contato feito com a empresa, de nada adianta traçar investimentos para tal fim.
5. Métricas que comprovam se os seus esforços em marketing estão gerando resultados satisfatórios
Existem, entretanto, métricas que são bastante específicas quanto à viabilidade de determinados investimentos no plano de marketing digital. Algumas delas, como o ROI (retorno sobre investimento) por exemplo, determinam quanto a empresa obteve, financeiramente, como retorno para cada real investido.
Há ainda métricas que analisam a quantidade de cliques e de conversões realizadas de acordo com os investimentos feitos nas campanhas de marketing. Todas essas observações vão além de algo superficial como a quantidade de curtidas ou de compartilhamentos já que correlacionam custos aos resultados de cada uma das estratégias. Sua empresa poderá, a partir desse estudo, destacar quais são os melhores e mais pertinentes investimentos a integrar no plano de marketing digital.
Abaixo temos uma lista de métricas que você deve ficar de olho:
- Retorno sobre investimento (ROI)
- Custo de aquisição por cliente (CAC)
- Taxa de cliques (CTR)
- Taxa de conversão
- Custo por clique (CPC)
- Custo por lead
- Taxa de abertura e cliques em e-mails marketing
- Funil de vendas (visitas, cliques, conversões e vendas)
Seguindo esses passos, você e seu time poderão enxergar o plano de marketing digital de uma forma mais analítica e centralizar os investimentos nas ramificações que mais contribuem com os resultados desejados.