Automatizar. Otimizar processos e utilizar melhor o tempo da sua equipe de marketing. Essa é a função da Automação de Marketing, que pode aumentar o faturamento da sua empresa e, ainda, reduzir custos nesse departamento.
Em tempos onde Marketing de Conteúdo cresce como grama, empresas que trabalham com ele encontram uma dificuldade não prevista. Como gerenciar e usufruir do potencial de um alto número de leads? E, principalmente, como fazer isso sem precisar dobrar o número da sua equipe? Aderindo à automação de marketing!
E-mail marketing e agendamento de posts em redes sociais, por exemplo, são algumas das ações presentes nessa estratégia. Porém, são apenas duas, dentre dezenas, que devem ser realizadas para que o processo aconteça da melhor forma possível.
A automação de marketing inclui a utilização de canais de comunicação para se relacionar com o lead. Nessa estratégia de comunicação, os leads receberão conteúdos, por meio do e-mail marketing, por exemplo, de acordo com seu interesse e etapa da jornada de compra em que se encontra. Isso é possível com o auxílio de ferramentas que mapeiam a interação do lead com os e-mails que recebe da sua empresa.
Além disso, ela otimiza as ações da sua equipe de vendas. Com o processo de nutrição de leads automatizado, seus vendedores poderão se dedicar a oferecer melhor atendimento aos possíveis clientes. Dessa forma, a equipe poderá aderir a métodos de trabalho mais eficientes e com maiores chances de conversão.
Aderindo a Automação de Marketing
Basicamente, o processo de automação irá automatizar a nutrição e evolução dos seus leads pela jornada de compra. Por exemplo: para que você comece a nutrir um lead com conteúdo de seu interesse é preciso já possuir artigos que o levarão pela jornada de compra e o estimularão a adquirir seus produtos e serviços.
Para que isso não seja feito de forma manual, você pode criar grupos de interesse e ter materiais separados para cada estágio de interesse do lead. O e-mail marketing será responsável pelo envio de conteúdo personalizado. De acordo com a fase da jornada de compra em que se encontra.
A partir do momento que sua estratégia de comunicação com seus leads for baseada no comportamento deles, estudando o potencial de cada um e identificando seu estágio de interesse, já podemos afirmar que sua empresa está utilizando a automação de marketing.
Para melhorar ainda mais a segmentação dos seus leads, crie campanhas que os filtrem por critérios. Como cargo, empresa, segmento e momento de compra. E, com isso, levar o lead a um caminho mais efetivo, combatendo suas dúvidas e objeções da melhor forma. Tendo, assim, maiores chances de venda.
Agindo de forma personalizada e unindo essa estratégia a um bom planejamento de conteúdo para a jornada de compra, o trabalho dos vendedores será muito mais produtivo, logo, seus resultados serão muito melhores.
Vantagens da Automação de Marketing
Qualifica os leads: fazendo a avaliação das interações que o seu lead tem com os e-mails que recebe, é possível identificar aqueles que já estão próximos à conversão e encaminhá-los à equipe de vendas. E aqueles que ainda estão no meio do processo continuarão recebendo materiais que os qualifiquem para se tornarem clientes.
Analisar e rever estratégias: a automação de marketing permite a avaliação completa das métricas de cada estratégia. Assim, é possível identificar os pontos a serem melhorados e rever ações que não apresentaram os resultados esperados.
Maior credibilidade: conforme o seu lead é nutrido com os conteúdos da sua empresa e evolui seu aprendizado sobre seus produtos e serviços, ele começa a criar um vínculo de confiabilidade com ela. Isso soma pontos importantes no momento da decisão de compra.